Protegendo a planilha com senha

Não vá embora!
Separamos essas ofertas exclusivas para você!

Fale Conosco:
(11) 96064-2190

Protegendo a planilha com senha

Postado em 26/10/14 : 02:10:49

Em muitas ocasiões nos deparamos com a necessidade de termos um mínimo de proteção para os dados, mas principalmente fórmulas e macros, de nossas mais importantes planilhas. Felizmente o Excel nos coloca à disposição diversos métodos e níveis de proteção - use aquele que for mais conveniente para você - e seus usuários.

 

Tipos de senhas

 

Senha de Proteção

 

Garante que ninguém possa abrir o arquivo, se não tiver a senha correta em mãos. Para usar a denominada senha de proteção deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:

 

 

  1. Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. Clique no botão [OPÇÕES];
  4. Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a seção intitulada "Compartilhamento do Arquivo";
  5. Digite a senha desejada no campo "Senha de Proteção";
  6. Cique no botão [OK] e ao ser solicitado redigite a senha - para garantir que você digitou a senha correta, na primeira vez;
  7. Ao final clique no botão [SALVAR];

 

 

Observação: não escolha uma senha fácil ou óbvia demais, nem divulgue para as pessoas erradas. E principalmente, jamais esqueça a senha, pois sem ela não será possível utilizar sua planilha.

 

Senha de Gravação

 

Garante que ninguém possa alterar seus dados, e regravar o arquivo, se não tiver a senha. Para usar a denominada senha de gravação deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:

 

 

  1. Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. Clique no botão [OPÇÕES];
  4. Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a seção intitulada "Compartilhamento do Arquivo";
  5. Digite a senha desejada no campo "Senha de Gravação";
  6. Clique no botão [OK] e ao ser solicitado redigite a senha - para garantir que você digitou a senha correta, na primeira vez;
  7. Ao final clique no botão [SALVAR];

 

 

Somente Leitura

 

Permite que o usuário seja avisado para trabalhar com uma cópia, deixando o original intocado. Para usar o esquema de proteção por recomendação de somente leitura deve-se iniciar o processo de Salvar Como no arquivo desejado:

 

 

  1. Selecione o menu Arquivo * Salvar Como;
  2. Digite o nome do arquivo, e selecione a pasta de armazenamento;
  3. Clique no botão [OPÇÕES];
  4. Na caixa de diálogo "Opções para Salvar" vá até a caixa de verificação intitulada "Recomendar a Abertura da Planilha como Somente Leitura";
  5. Dê um clique na caixinha de verificação para marcar a opção desejada;
  6. Clique no botão [OK];
  7. Ao final clique no botão [SALVAR];

 

 

Comentário Final: não esqueça que o Excel trata a senha como uma string, você pode usar letras e números, em qualquer combinação. Mas cuidado que as letras maiúsculas e as minúsculas são consideradas diferentes; assim sendo se digitar "SECRETA" na hora de criar o arquivo, mas ao tentar entrar na planilha digitar "Secreta", o Excel vai informar que a senha não confere.

 

fonte: http://www.curso-planilhas-excel.com.br/artigos/protegendo-a-planilha-com-senha