O que é e para que serve uma Macro?

Não vá embora!
Separamos essas ofertas exclusivas para você!

Fale Conosco:
(11) 96064-2190

O que é e para que serve uma Macro?

Postado em 26/10/14 : 01:10:32

O que é uma macro?

 

É uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único clique. As macros podem automatizar quase tudo que seja possível executar no programa que você está usando e até mesmo permitem fazer coisas que talvez você não soubesse que fossem possíveis.

Macros é um tipo de programação?


As macros são programação, mas para usá-las você não precisa ser um desenvolvedor e nem mesmo ter conhecimento de programação. Grande parte das macros que você pode criar nos programas do Office é escrita em uma linguagem chamada Microsoft Visual Basic for Applications, ou VBA. As macros do VBA são o tipo tratado neste artigo.

 

Quando e por que você deve usar as macros?


As macros economizam tempo e ampliam os recursos dos programas que você usa diariamente. Elas podem ser usadas para automatizar tarefas repetitivas de produção de documentos, simplificar tarefas cansativas ou criar soluções, como automatizar a criação de documentos que você e seus colegas usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenam informações para uso repetido.

Considere o exemplo de formatação de várias tabelas em um documento do Word. Imagine o documento tenha 50 tabelas e elas precisem ser reformatadas. Mesmo se você for um usuário avançado e leve apenas cinco minutos para formatar cada tabela, isso significa mais de quatro horas somente para essa tarefa. Se você gravar uma macro para formatar as tabelas e editar essa macro para repetir as alterações por todo o documento, poderá concluir a tarefas em questão de minutos e não horas.

 

 

Excel


As macros são muito populares no Excel porque podem ampliar enormemente a funcionalidade que você usa sempre. As macros do Excel podem ser usadas para tudo desde a automação de tarefas comuns à criação de funções personalizadas.

 

fonte: http://www.curso-planilhas-excel.com.br/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-uma-macro